O avanço da tecnologia e novas descobertas científicas estão diretamente relacionados à evolução da própria Engenharia. Diante dessas transformações, cresce a necessidade de abrir novas frentes de formação, a começar pelas instituições de ensino. Foi neste sentido que na última quarta-feira (24/05), o presidente Eng. Vinicius Marchese recebeu o vice-reitor do Centro Universitário FEI, prof. Dr. Flavio Tonidandel, na Sede do Crea-SP. O objetivo do encontro foi tratar sobre a habilitação do novo curso de Engenharia Robótica no Sistema Confea/Crea. A primeira turma dessa modalidade se formará ainda neste ano.
Entre as atividades técnicas realizadas por esses profissionais estão os projetos de robôs automatizados. Com o crescimento dessa demanda no mercado de trabalho, a FEI abriu o único curso dessa frente da área tecnológica no Brasil. “Reformular o modelo de ensino é uma forma de incentivar a busca pelos cursos de Engenharia. Com o uso das novas ferramentas, podemos nos adaptar e modernizar a nossa atuação profissional. Isso precisa refletir nos conteúdos abordados nas salas de aula”, disse Donato.
O debate a respeito da atualização e reformulação do ensino esteve no centro da pauta. Marchese ressaltou o trabalho contínuo do Conselho em acompanhar as mudanças no mercado tecnológico e a importância de uma aproximação cada vez maior com os alunos e universidades. “Temos que acompanhar a inovação nas Engenharias e a nossa missão é aplicar essas soluções em nossos serviços, através de novas ideias, projetos que incentivem o empreendedorismo e debates relacionados ao avanço tecnológico. Por isso é fundamental que estejamos perto dos futuros profissionais”, completou.
Fonte: Portal Crea-SP